Artigos

A evolução da Cal

As Argamassas para rebocos feitos a partir de Cal são um dos métodos mais antigos de construção, pela sua facilidade de coceção como também pela sua associação aos benefícios do ambiente. A Cal é um dos únicos produtos que não tem qualqer impacto negativo com o ambiente, porque absorve toda a poluição que liberta na sua aquisição - ciclo da Cal. Os reboco mais antigos, feitos a partir de argamassas feitas de cal, ainda hoje estão conservados, indicando assim que a Cal garante uma resistência acrescida nas infraestruturas.

Infelizmente, a Cal Aérea foi sendo excluídas da construção, sendo substituida por produtos secundários muito mais pouentes, tais como o cimento, tintas e muitos outros materiais. A troca de materiais deveu-se à procura de materiais com um endurecimento muto difeerente e mais práticos. Contudo, ainda é muito procurada por equipas de recuparação e reconstrução de património para continuar a garantir qualidade e caracteristicas de outrora. Existe e existirá uma grande dificuldade de as argamassas feitas de cimento substituirem a Cal, porque são mais dificeis de trabalhar, são muito mais rijas, são mais solúveis e não garante uma boa respiração das paredes. 

Encontrar uma solução de uma matéria-prima com as mesmas caracteristicas que a cal vai ser extremamente dificil. As suas propriedades hidraulicas, maior rapidez de endurecimento e as caracteriscas ambientais são dificilmente imitados por qualquer outro material. A nível ambiente, esta matéria-prima vai absorvendo todo o dioxico de carbono que liberta na sua conceção. 

Em suma, há a referir que não existe uma matéria-prima como a Cal, porque se analisarmos os monumentos foram construidos com este produto, e depois de passdos tantos anos, ainda continuam com as mesmas caracteristicas.

whatsapp
Messenger