Artigos

Como espalhar a Cal?

Compre um medidor de pH: Antes de começar a espalhar a cal é essencial medir o pH do seu terreno. Com o recurso deste equipamento vai permitir que conheça todas fraquezas do seu terreno, podendo comprar de seguida o corretivo agrícola amis adequado. O nivel de PH de um terreno saudável deve estar entre os 6 e 7.

Compre a quantidade necessária de cal: Despois do diagnótico deverá calcular a quantridade necessária de Cal para obter o pH ideal. 20kg de Cal tem uma capacidade de cobrir entre 25 e 95m². Tenha em consideração a correção a realizar do pH. Poderá adquirir Cal em pó ou em granulado. A diferença entre ambos é apenas a forma como espalhar a cal, sendo que o granulado para agricultura caseira é bastante mais fácil.

Passe os arados no seu terreno: Antes de espalhar a cal, passe um ensinho ou um arado de forma a permitir que a cal se integra mais rápidamente no terreno. 

Use equipamentos de proteção: A Cal Viva poderá queimar a sua pele, olhos e boca. Deverá utilizar equipamento de proteção no momento de espalhar a cal. Deverá utilizar óculos, luvas e máscara de forma a proteger todas as partes expostas. Uma roupa justa também ajuda que não entre por dentro da roupa. A Cal não é tóxico para as pessoas e para os animais, mas pode irritar. Nunca esfregue os olhos e boca com as mão com cal. No final do processo lave bem antes de realizar outra tarefa.

Espalhe a Cal: Depois de se equipar com o equipamento de segurança, pode começar a espalhar a Cal á mão ou através de uma espalhadora de cal.  

Passe os arados pela segunda vez: Passe novamente um ensinho ou um arado de forma a permitir que a cal se integra mais rápidamente no terreno.

Teste o pH de novo depois de um mês. Também não dá para elevar o pH instantaneamente. Você pode ter que espalhar a cal mais de uma vez se o solo estiver muito ácido. Depois de um mês, faça mais um teste para saber se o processo surtiu efeito.

whatsapp
Messenger